---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 25/04/2014 às 10:58

Por volta de 1930 começaram a chegar os primeiros colonizadores do Município de Entre Rios, procedentes do Rio Grande do Sul.

Aqui chegando encontraram os índios Tupis Guaranis e Kaigangs. Fixaram-se nesta localidade e denominaram-na, Toldo dos Índios, passando a chamar-se mais tarde, Toldinho e, atualmente, em virtude de estar localizada entre os rios Chapecó e Chapecózinho, passou a chamar-se Entre Rios.

Segundo informações colhidas junto a população os Pioneiros foram: João Batista Dell Osbel, Pergentino Alberici, Rosalino Alves Correa, Cassimiro Gomes de Lima, Jovêncio Gomes de Lima, Ângelo Carbonari, Família Dartora e Família Telles.

A primeira casa comercial do povoado surgiu na década de 50 e pertencia ao Senhor Ângelo Carbonari.

Em 02 de Setembro de 1961, pela Lei 123/61, sancionada pelo Prefeito Municipal de Xaxim/SC, Sr. Osmar Conte, Entre Rios foi elevado a categoria de Distrito, tornando-se o terceiro distrito de Xaxim.

Posteriormente, no ano de 1988 a população entrerriense politicamente organizada conquistou, em plebiscito, a emancipação do distrito de Marema, para o qual o Distrito de Entre Rios passou a pertencer, elegendo 03 vereadores e o vice-prefeito para a gestão 89/92 e 04 vereadores e o vice-prefeito na gestão 93/96.

Dessa forma crescente, com a Lei 9892, de 19 de Julho de 1995, sancionada pelo governador do Estado, Paulo Afonso Evangelista Vieira, finalmente é criado o Município de Entre Rios/SC. 

Em 03 de outubro de 1996, através de eleição direta  elegeu sua primeira Administração Municipal.

Histórico Político do Município de Entre Rios.

O primeiro vereador do distrito de Entre Rios do município de Xaxim foi Rivael Outeiro. No período de 1970 a 1975 . O qual trabalhava sem remuneração (não tinha salário).

Em seguida por duas legislaturas o senhor Jurandir Dell´Osbel no período de 1976 a 1981 e de 1982 a 1988 .

Mais tarde o distrito de Marema se emancipou e a partir de 1986 o distrito Entre Rios passou a pertencer ao novo município de Marema.

Já na primeira gestão o distrito de Entre Rios elegeu o vice-prefeito o senhor Jaime José Alberici e os seguintes vereadores:

Alvide Biasi, Trajano Martins e Gilson Alberici.

 Na segunda gestão do município de Marema o distrito de Entre Rios elegeu o vice-prefeito o senhor Jurandir Dell´Osbel e os seguintes vereadores:

Gilson Alberici, Adão de Almeida Leite, Elenita Terezinha da Silva e Alair Placito dos Santos.

Ficou claro que o distrito de Entre Rios queria se emancipar foi feito o levantamento do que era preciso para se ter num município e foi encaminhado para Florianópolis para a Câmara dos Deputados. Após uma série de analises fora marcado o plebiscito para o dia 19 de março de 1995, quando a população compareceu decidindo sim, queremos Entre Rios como município.

O primeiro Prefeito foi Trajano Martins e o Vice-Prefeito Emersom Dell´Osbel.

Os vereadores eleitos foram:

Alair Placito dos Santos, Gimar Orlandi, Cleonir Delosbel, José Arini Rodrigues de Oliveira, João Maria Roque, Ervino Leria, Ari Alves de Lima, Marcos Gosch e Jose Sverevitch.

O primeiro vereador índio do município de Entre Rios foi João Maria Roque.

Na segunda gestão o Prefeito eleito foi o senhor Emersom Dell´Osbel e o Vice- Prefeito, o senhor Narcizo Biasi.

Os vereadores eleitos foram:

Cleonir Delosbel, Girmar Orlandi, Sadi Brunetto, Izolete Molon Ribeiro, Lucinéia B. da Silva Carbonari, Antonio de Oliveira, Adelir Tomas, Joacir Milioranza, Arlindo Silva.

 Na terceira gestão o Prefeito foi o senhor Narcizo Biasi e o Vice-Prefeito, o senhor João Maria Roque.

Os vereadores eleitos foram:

Estefano Levi, Luis Rodrigues, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Círio de Moura, Airto Milioranza. Pedro luiz Squena, Jandir João Biasus e Adelir Tomas.

 Na quarta gestão o Prefeito reeleito é o senhor Narcizo Biasi e o vice é João Maria Roque.

Os vereadores eleitos foram:

Marcio Luiz da Silva, Cledir Joércio Biasi, Evandro Antonio dos Passos, Jacir de Oliveira, Adelir Tomas, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Airto Milioranza e Adoir Hetkowski.

Na quinta gestão o Prefeito eleito é o senhor João Maria Roque e o vice é Evandro Antonio dos Passos.

Os vereadores eleitos são:

Orides de Almeida Umbelino, Marinéia dos Santos Arruda, Cledir Joércio Biasi, Célio Damarat, Airto Milioranza, Joel Pereira, Valdecir tomas, Gilson Borges e Sadi Bruneto.